MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pagamento de dívidas diminui 3,3% em fevereiro
Boa Vista Serviços

Pagamento de dívidas diminui 3,3% em fevereiro

O resultado reforça a tendência de desaceleração do indicador ao longo deste ano.

Da Redação

quarta-feira, 19 de março de 2014

Atualizado em 18 de março de 2014 20:59

O Indicador de Recuperação de Crédito - obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência - recuou 3,3% em fevereiro na comparação com janeiro, na média nacional, descontados os efeitos sazonais, de acordo com a Boa Vista Serviços S/A, administradora do SCPC. Com isso, o resultado do acumulado em 12 meses (comparação entre mar/13 até fev/14 e mar/12 até fev/13) continuou perdendo força, passando de 2,7% em janeiro para 2,2% em fevereiro.

O menor crescimento da população ocupada no mercado de trabalho e a desaceleração dos rendimentos reais, entre outros fatores, continuam influenciando a redução do ritmo de crescimento do Indicador de Recuperação de Crédito. Assim, a tendência é que esta desaceleração se mantenha ao longo de 2014.

Regiões

Observando a variação mensal com relação ao mês anterior, houve queda em todos os indicadores regionais no período, destacando-se as variações no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, com quedas de 10,9%, 4,0% e 3,7%, respectivamente - expurgados também os efeitos sazonais. Na região Sudeste a queda foi mais moderada, de 3,0%, enquanto no Sul o recuo foi de apenas 0,7%.

Quando confrontados os últimos 12 meses contra os 12 meses anteriores, os destaques foram as regiões Norte (6,1%), Centro-Oeste (6,1%) e Nordeste (5,9%). O Sul avançou 3,3% e o Sudeste registrou estabilidade.

Varejo

O indicador que considera a recuperação de crédito no setor varejista segue negativo em fevereiro, evidenciando a tendência de queda do indicador para 2014. Na análise em 12 meses, o indicador manteve trajetória de queda, registrando recuo de 2,6%, após diminuição de 1,5% apresentada no mês anterior, no mesmo tipo de análise.

Entre as regiões, destacaram-se as variações da região Sul, Nordeste e Sudeste, que caíram 3,9%, 3,8% e 2,4%, respectivamente. Tanto na região Norte, quanto na Centro-Oeste, o Indicador de Recuperação de crédito manteve-se estável.

____________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas