MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogados são condenados por falsificar documento para lista sêxtupla da OAB
Quinto constitucional

Advogados são condenados por falsificar documento para lista sêxtupla da OAB

Crime cometido pelos réus diz respeito ao uso de documento ideologicamente falso.

Da Redação

segunda-feira, 24 de março de 2014

Atualizado às 08:54

Dois advogados foram condenados a quatro anos de reclusão e 134 dias-multa pelo crime de uso de documento ideologicamente falso. Os causídicos teriam extraído cópias de peças processuais com o intuito de inserir a assinatura de um deles nos documentos para comprovar atuação forense, permitindo, assim, a inclusão de seu nome em lista sêxtupla destinada ao preenchimento de vaga reservada aos advogados no cargo de desembargador do TJ/RR. A decisão é da 3ª turma do TRF da 1ª região.

Em 1º grau, o juízo considerou que foram comprovadas a ocorrência e a autoria do crime e impôs as penas aos acusados pelo crime de falsificação de documento, previsto no artigo 297 do Código Penal. Ao recorrer da decisão, a ré alegou não ter participado de nenhuma montagem ou substituição de peças em processos, não ter assinado documentos para o corréu, e não ter praticado qualquer ilicitude que viesse a caracterizar fraude.

O relator convocado, juiz Federal Alexandre Buck Medrado Sampaio, ressaltou que, "quanto à materialidade e à autoria, a prova é cabal. (...). A existência do crime está sobejamente provada por meio de laudo de exame documentoscópico (...) em que os peritos atestaram ter partido do punho subscritor dos acusados as falsificações submetidas a exame".

Entretanto, segundo o magistrado, o crime cometido pelos réus diz respeito ao uso de documento ideologicamente falso, "cuja pena remonta ao artigo 299 do Código Penal", avaliou o juiz. Mesmo alterando a tipicidade do crime, o relator manteve inalterada a dosimetria. A turma seguiu à unanimidade o voto do relator.

  • Processo: 0001415-58.2003.4.01.4200

Fonte: TRF da 1ª região

Patrocínio

Patrocínio Migalhas