MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novo Código de Ética da OAB traz mudanças significativas para advocacia
Consulta pública

Novo Código de Ética da OAB traz mudanças significativas para advocacia

Texto está sob consulta pública até 31/5.

Da Redação

segunda-feira, 31 de março de 2014

Atualizado às 08:16

A flexibilização do segredo profissional consta no art. 38 do novo Código de Ética da OAB. O texto está sob consulta pública no site da Ordem até o dia 31/5 e promove alterações significativas para os advogados.

  • Confira na íntegra o anteprojeto do novo Código de Ética da OAB.

Segredo profissional

O Código atual dispõe que o profissional deve guardar segredo sobre todas as confidências de seu cliente.

O texto sob consulta pública cria um capítulo (V) intitulado "Do Segredo Profissional". Com cinco artigos, o novo código dispõe, entre outros, que o segredo profissional cederá "em face de circunstâncias imperiosas" que levem o causídico a revelá-lo em sua defesa, "sobretudo quando forçado a tal por atitude hostil do próprio cliente". A flexibilização do sigilo profissional está assim redigida (art. 38):

"Na hipótese em que terceiro seja acusado da prática de crime cuja autoria lhe haja sido confessada pelo cliente, o advogado deverá renunciar ao mandato, ficando livre, em seguida, da preservação do segredo profissional, para agir segundo os ditames de sua consciência e conforme as circunstâncias recomendarem."

Publicidade

Por sua vez, o capítulo VI trata especificamente da Publicidade Profissional, e está composto de nove artigos.

De acordo com a proposta do novo código, o advogado que mantiver colunas em veículos de comunicação ou participar de programas de televisão opinando sobre temas jurídicos "haverá de pautar-se pela discrição, não podendo valer-se desses meios para promover publicidade profissional".

Quando a participação dos advogados em meios de comunicação envolver casos concretos pendentes de julgamento "o advogado deverá abster-se de analisar a orientação imprimida à causa pelos colegas que delas participem".

O texto veda a participação "com habitualidade" de programas de rádio ou televisão, bem como de comunicações em redes sociais, por meio da internet, com o fim de oferecer respostas a consultas formuladas por interessados, em torno de questões jurídica.

O art. 48 do referido capítulo, por sua vez, determina a "máxima discrição" quanto à vida particular do advogado, "de modo a evitar, sobretudo, ostentação de riqueza ou de status social".

O texto trata também das placas de identificação da sede profissional ou residência dos causídicos, que devem "ser confeccionadas segundo modelo sóbrio, tanto nos termos quanto na forma e na dimensão".

Pro bono

A advocacia pro bono passa a ter previsão específica no texto que se encontra sob consulta pública.

"Art. 30. No exercício da advocacia pro bono, como defensor nomeado, conveniado ou dativo, o advogado empregará todo o zelo e dedicação necessários, de forma que a parte por ele assistida se sinta amparada e confie no seu patrocínio."

Honorários

A eterna luta dos causídicos no combate ao aviltamento dos honorários ganha reforço no novo código de Ética proposto.

O anteprojeto prevê (art. 29) que quando as empresas públicas ou privadas forem detectadas pagando honorários considerados "aviltantes", o respectivo departamento jurídico será solicitado a intervir para corrigir o abuso, "sem prejuízo de providências que a Ordem dos Advogados do Brasil venha a tomar junto aos órgãos competentes, com o mesmo objetivo."

A minuta do anteprojeto foi elaborada pela Comissão Especial para Estudo da Atualização do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas