MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Quatro novas súmulas são editadas pelo TRT da 2ª Região
Jurisprudência

Quatro novas súmulas são editadas pelo TRT da 2ª Região

As normas foram aprovadas na sessão plenária do dia 10/3.

Da Redação

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Atualizado às 09:09

O TRF da 2ª região editou as súmulas 16, 17, 18 e 19, que versam, respectivamente, sobre a base de cálculo do adicional de insalubridade, o fato gerador das contribuições previdenciárias, o pagamento de indenização por despesa com contratação de advogado e a incidência de imposto de renda sobre juros.Veja abaixo:

SÚMULA 16

Adicional de insalubridade. Base de cálculo. Diante do entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, até que nova base de cálculo seja fixada pelo Legislativo, o adicional de insalubridade deve ser calculado com base no salário mínimo.

SÚMULA 17

Contribuições previdenciárias. Fato gerador. O fato gerador das contribuições previdenciárias decorrentes de sentença trabalhista é o pagamento, nos autos do processo, das verbas que compõem o salário-de-contribuição. Não incidem juros e multa a partir da época da prestação dos serviços.

SÚMULA 18

Indenização. Artigo 404 do Código Civil. O pagamento de indenização por despesa com contratação de advogado não cabe no processo trabalhista, eis que inaplicável a regra dos artigos 389 e 404, ambos do Código Civil.

SÚMULA 19

Imposto de renda sobre juros. A natureza indenizatória dos juros de mora afasta a incidência do imposto de renda.

As normas foram aprovadas na sessão plenária do dia 10/3.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas