MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Paulo Henrique Amorim deve indenizar por chamar Ali Kamel de racista
Quem fala o que quer...

Paulo Henrique Amorim deve indenizar por chamar Ali Kamel de racista

A declaração foi publicada no blog Conversa Afiada, de Amorim, em 2009.

Da Redação

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Atualizado às 08:45

O apresentador da TV Record Paulo Henrique Amorim terá de pagar indenização no valor de R$ 50 mil ao diretor de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, por tê-lo chamado de racista. A afirmação foi publicada no blog Conversa Afiada em 2009. A condenação foi imposta pelo TJ/RJ e o STF manteve a decisão.

No blog, o jornalista da Record teria feito referência depreciativa ao livro "Não Somos Racistas - Uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor", publicado por Kamel. Depois das primeiras acusações, o autor narra que ajuizou demanda indenizatória julgada procedente e que, após o resultado do processo, Amorim publicou mais de 130 postagens "com objetivo ofensivo, acusando-o de racismo e incentivador do racismo".

Em análise do caso o TJ/RJ assinalou que não havia "qualquer conteúdo informativo" nas publicações, tratando-se, "em verdade, de comentários ofensivos desnecessários e que em nada acrescentam ao público leitor".

O STF manteve a decisão por considerar que o agravo interposto da decisão que inadmitiu o recurso extraordinário é intempestivo, "porquanto prevalece nesta Corte o entendimento de que os embargos de declaração opostos da decisão que, na origem, nega seguimento a recurso extraordinário, por serem manifestamente incabíveis, não suspendem ou interrompem o prazo para a interposição de recurso".

Confira a íntegra da decisão do STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas