MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Incide CPMF sobre troca de titularidade de contas bancárias de incorporação societária
STJ

Incide CPMF sobre troca de titularidade de contas bancárias de incorporação societária

Alteração de titularidade das contas nada mais é do que a concretização da transmissão de direitos de natureza financeira.

Da Redação

terça-feira, 20 de maio de 2014

Atualizado às 08:54

Em julgamento de REsp da Fazenda Nacional contra decisão que beneficiou a Tim Nordeste, a 1ª turma do STJ decidiu que incide CPMF sobre troca de titularidade de contas bancárias decorrente de incorporação societária.

Criada pela lei 9.311/96, a CPMF vigorou de 1997 a 2007. O artigo 2º da lei estabelece os fatos geradores da contribuição.O relator do recurso na 1ª turma, ministro Benedito Gonçalves, destacou que o inciso VI do art. 2º dispõe como fato gerador da CMPF "qualquer outra movimentação ou transmissão de valores e de créditos e direitos de natureza financeira que, por sua finalidade, reunindo características que permitam presumir a existência de sistema organizado para efetivá-la, produza os mesmos efeitos previstos nos incisos anteriores".

Valores disponíveis

Para o ministro, não há dúvida de que a alteração de titularidade das contas bancárias, da incorporada para a incorporadora, nada mais é do que a concretização da transmissão de direitos de natureza financeira operada em face do processo de incorporação.

Isso porque, para o relator, a incorporada extingue-se mediante movimentação do seu patrimônio em prol da incorporadora. "Nesse contexto, verifica-se que a modificação de titularidade da conta se dá exatamente para tornar os valores das contas bancárias disponíveis à empresa incorporadora".

A decisão da turma deu provimento ao recurso da Fazenda para reformar acórdão do TRF da 5ª região, que havia entendido que a alteração de titularidade de contas correntes e de aplicações financeiras em decorrência de incorporação societária não constitui fato gerador da CPMF.

Para a Corte de 2º grau, essa operação não estaria prevista em nenhuma das hipóteses elencadas nos incisos do art. 2º da lei 9.311/96, na medida em que, nesses casos, não haveria transferência de valores.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas