MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Movimento do comércio cai 1,3% em abril
Desaceleração

Movimento do comércio cai 1,3% em abril

No valor acumulado em 12 meses, as vendas do varejo cresceram 3,7%.

Da Redação

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Atualizado às 09:18

O movimento do comércio recuou 1,3% entre março e abril de 2014, apurados os efeitos sazonais, conforme constatou a Boa Vista Serviços S/A, a partir de dados do varejo com abrangência nacional. Na variação interanual (abril/14 contra abril/13) houve alta de 7,8%, elevando consequentemente o resultado acumulado no primeiro quadrimestre. Em 12 meses acumulados (mai/13 até abr/14 contra mai/12 até abr/13) o crescimento foi de 3,7%.

A desaceleração do varejo em 2013 ocorreu de forma generalizada, fruto de diversos fatores macroeconômicos, como a queda dos níveis da confiança do consumidor, deterioração do nível de preços etc. No entanto, apesar de inicialmente se esperar uma tendência de crescimento mais modesta para o varejo em 2014, os resultados de abril apontaram novamente melhora do ramo na avaliação interanual e nos valores acumulados, corroborando o fato relevante já apontado pela Boa Vista Serviços S/A na última aferição deste indicador - quando o resultado do primeiro trimestre sugeriu um crescimento mais intenso do que o esperado.

Setores

O setor de Combustíveis e Lubrificantes obteve alta de 4,2% em 12 meses acumulados. No valor acumulado no ano (entre janeiro e abril frente ao mesmo período de 2013) houve elevação de 8,9%, enquanto a variação mensal de abril contra março foi de 0,8%, retirados os efeitos sazonais.

A atividade do setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas subiu 2,5% nos dados acumulados em 12 meses e 2,9% na comparação do acumulado no ano. Houve queda de 0,7% em abril, na série dessazonalizada.

O segmento de Móveis e Eletrodomésticos aumentou 5,0% na variação acumulada em 12 meses e 11,7% no acumulado do ano. Na comparação mensal dos dados dessazonalizados, houve queda de 3,7%.

Por fim, o setor de Tecidos, Vestuários e Calçados registrou alta de 1,4% em 12 meses acumulados e de 5,5% na comparação do acumulado no ano. Na comparação mensal com ajuste sazonal, a variação entre abril e março foi de 2,6%.

___________

Boa Vista Servicos S/A

Patrocínio

Patrocínio Migalhas