A obra "Propriedade Intelectual" (Arraes Editores – 136p.), de Aletéia Hummes Thaines, estuda o desenvolvimento regional sob a óptica do reconhecimento da indicação geográfica e o case do Vale dos Vinhedos.

O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento econômico e social da região do Vale dos Vinhedos a partir do reconhecimento da indicação geográfica.

Para a efetivação deste estudo, Utiliza-se a pesquisa quantitativa e qualitativa, fazendo uso do método de abordagem fenomenológico, uma vez que o entendimento parte da visão das pessoas que estão sendo pesquisadas; portanto, possui caráter transcendental e subjetivo. Apesar da perspectiva qualitativa ser a mais indicada para o método fenomenológico, a pesquisa qualitativa também pode ser utilizada, em virtude de que seus dados se complementam Quanto aos objetivos, ela é exploratória — pois se propõe a preencher lacunas — e descritiva — porque descreverá as percepções e as opiniões dos pesquisados. Com relação às técnicas, utilizam-se a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas, o estudo de caso, além da pesquisa bibliográfica e documental.

Com vistas a contemplar a temática abordada, este trabalho divide-se em cinco partes. Na primeira seção, contextualiza-se o estudo, quando serão apresentados e delimitados o tema, a justificativa e os objetivos.

Sobre a autora :

Aletéia Hummes Thaines é advogada e administradora de empresas. Mestre em Desenvolvimento pela UNIJUÍ. Professora nos cursos de Direito da UNOCHAPECÓ e da UNOESC.

__________

 

Ganhadora :

 

Andréa Freitas de Marins, de Butiá/RS

____________

Arraes Editores

-