MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF transfere algumas competências do plenário às turmas
Regimento

STF transfere algumas competências do plenário às turmas

Permanece na competência do plenário julgamento de mandados de segurança contra atos do presidente do STF.

Da Redação

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Atualizado às 07:15

Em sessão administrativa nesta quarta-feira, 28, o plenário do STF aprovou, por unanimidade, proposta de emenda ao regimento interno que transfere do plenário para as turmas o julgamento de ações ajuizadas contra atos do CNJ e do CNMP.

Permanece na competência do plenário, entretanto, o julgamento de mandados de segurança impetrados contra atos do presidente do STF e do procurador-geral da República, na condição de presidentes do CNJ e do CNMP, respectivamente.

Os crimes comuns de deputados e senadores, bem como os crimes comuns e de responsabilidade atribuídos a ministros de Estado e comandantes das Forças Armadas, membros dos tribunais superiores e do TCU, e chefes de missões diplomáticas também passam a ser julgados pelas turmas do STF, ressalvada a competência do plenário em hipóteses específicas.

A emenda regimental estabelece que caberá ao plenário analisar apenas os mandados de segurança contra atos dos presidente da República, das mesas da Câmara e do Senado, além daqueles impetrados pela União contra atos de governos estaduais ou por um estado contra outro.

As mudanças no trâmite processual passam a valer quando a emenda regimental for publicada no DJe.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas