MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advocacia debate anteprojeto do novo Código de Ética
Ethos

Advocacia debate anteprojeto do novo Código de Ética

Entidades têm até 11/6 para enviarem propostas de aperfeiçoamento da primeira versão do texto.

Da Redação

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Atualizado às 09:18

A AASP e o CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados promoveram nesta quarta-feira, 4, debate sobre o anteprojeto do novo Código de Ética Profissional da Advocacia.

O relator Paulo Medina lembrou que foi estabelecido pela Comissão prazo especial para que até o dia 11/6 as entidades de advogados enviem suas propostas para aperfeiçoamento desta primeira versão do texto divulgado.

A AASP também instituiu uma comissão no âmbito de seu Conselho, que deverá apresentar sugestões à Comissão Especial para Estudo da Atualização do Código de Ética e Disciplina da OAB.

"O Código vigente tem menos de 20 anos, de modo que os princípios que o nortearam não sofreram qualquer alteração. Por essa razão, conquanto reconheça que alguns ajustes podem ser realizados, especialmente no que concerne à questão da publicidade, que deve adequar-se aos avanços tecnológicos, entendo que dispositivos atinentes a temas sensíveis como o sigilo profissional devem ser integralmente preservados, não sendo necessário alteração ou reparo". Sérgio Rosenthal, presidente da AASP

Mudanças pontuais

De acordo com o advogado Carlos José Santos da Silva, do CESA, as sugestões do instituto foram de alterações pontuais.

O CESA sugere, por exemplo, a definição do conceito de advocacia pro bono e sua distinção da atividade de defensor dativo ou conveniado.

Outra mudança diz respeito ao segredo profissional, um dos pontos mais sensíveis segundo o vice-presidente da entidade. "Recomendamos o 'sigilo' porque entendemos que o sigilo é o meio por qual se guarda um 'segredo'."

As sugestões encabeçadas pelo CESA consideram que um código de ética deve "ser na sua essência um conjunto de princípios, e sobreviver ao tempo", afirmou o causídico.

Confira a íntegra da sugestão do CESA ao anteprojeto.

____________

AASP

CESA Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas