O livro "Contos, Crônicas e Cordéis" (Conhecimento – 137.), do juiz Federal Marcos Mairton, é uma coletânea de 21 textos, que combina três diferentes gêneros literários.

Histórias de amor e traição, como "A manicure", "Traição, respeito e saudade", "Los Mareados" e a curiosa "Pequena tragédia narrada do final para o começo", que começa literalmente do fim e conduz o leitor ao início dos fatos. Uma lenda eslava em "Kamandir: o homem, a árvore e o símbolo". Um drama sobre o estresse da vida moderna, em "O Matemático". E uma divertida narrativa sobre apelidos, em "Cara de Peixe". Isto apenas entre os contos.

Nas crônicas, o autor aborda de forma bem humorada o alcoolismo, em "Beber escondido". O poder que as mulheres exercem sobre os homens, em "Uma confissão apaixonada", "Uma mulher, um nocaute!" e "O queijo de Dona Teresinha". Além de episódios da vida cotidiana, como "A quase troca da égua Rapadura", "Transparência" e "Uma caixa de maisena". Na terceira parte vêm os cordéis, cujos temas abordados constam do próprio título, como "As prisões brasileiras", "Quer ver cachaça o que faz?", "O tempo", "Um país desenvolvido" e "O terrorista e o presidente". "A morte e o lenhador" é uma adaptação da fábula de La Fontaine.

Encerrando o livro, uma verdadeira mistura de prosa com poesia, em "O último cordel", história de um velho cordelista, contada com um detalhe: as falas do velho poeta são todas em versos.

O livro pode ser adquirido no site do autor.

Sobre o autor :


Marcos Mairton é escritor, cordelista, compositor e juiz Federal.

__________

Ganhadores :

Kelly Cristina de Oliveira Santos, advogada da Banca Barroso, Muzzi, Barros, Guerra, Mascarenhas e Associados, de BH;

Denis Schmeisch, de Dourados/MS;

Juceli Scarpin, de Santa Rosa de Viterbo/SP; e

Diêgo Davis, escrivão em Fortaleza/CE.

-