MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Princípio do "melhor interesse da criança" garante visitas de pai antes de conclusão da ação
Guarda compartilhada

Princípio do "melhor interesse da criança" garante visitas de pai antes de conclusão da ação

Desembargadores aplicaram regra de exceção para garantir a guarda compartilhada ao genitor.

Da Redação

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Atualizado às 09:00

Um pai teve reconhecido seu direito à guarda compartilhada de filho de onze anos, portador de síndrome de down, e a visitas antes de conclusão de ação. Decisão é da 4ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

No caso em questão, a autora ajuizou ação de reconhecimento e dissolução de união estável. Em 1ª instância, foi reconhecida a existência e o término da união estável e fixou-se a guarda compartilhada entre os pais.

Diante da decisão, a autora apresentou recurso de apelação, o que suspendeu a eficácia da guarda compartilhada e do regime de convivência mais amplo. O pai, representado pelo escritório Hesketh Advogados, então pleiteou que o novo sistema de guarda e convívio passasse a vigorar imediatamente.

Ao analisar a ação, a câmara atentou para o princípio do "superior interesse da criança" e considerou os argumentos procedentes. O desembargador Natan Zelinschi de Arruda, relator, por fim, votou pela antecipação da tutela recursal, por entender que o caso faz jus à regra de exceção prevista no art. 527 do CPC.

"Defiro a antecipação da tutela recursal, a fim de que o recurso de apelação interposto seja recebido exclusivamente no efeito devolutivo quanto à guarda, sobretudo porque não há nada que desabone a conduta do agravante, enquanto que a r. sentença fez constar expressamente que a genitora do menor obstaculiza a visitação, o que necessitou 'da pronta intervenção judicial para garantir que a criança fosse acompanhada mais de perto pelo genitor'"