MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE irá publicar decisões relacionadas às eleições em sessão de julgamento
Eleições 2014

TSE irá publicar decisões relacionadas às eleições em sessão de julgamento

Corte irá priorizar julgamento dos processos referentes ao pleito deste ano.

Da Redação

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Atualizado às 08:24

A partir desta sexta-feira, 1°, o TSE retornará às atividades forenses, priorizando o julgamento dos processos referentes às eleições 2014. A partir de agora, no TSE, as decisões colegiadas proferidas em plenário e que se referirem às eleições de 2014, em regra, serão publicadas na própria sessão.

Os prazos recursais têm início a partir do momento da publicidade da decisão e, coforme previsto no art.16 da LC 60/90, desde o dia 5 de julho, último dia para registro de candidatura, esses prazos são "peremptórios e contínuos", ou seja, não são suspensos aos sábados, domingos e feriados.

De acordo com os artigos 257 e seguintes do Código Eleitoral, as decisões podem ser impugnadas no prazo de 3 dias, exceto nos casos das representações previstas na Lei n° 9.504/97, especialmente sobre propaganda eleitoral e direito de reposta, que têm um prazo recursal diferenciado de 24 horas.

O artigo 50 da resolução 3.405/14, que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos nas Eleições 2014, estabelece que na sessão de julgamento, feito o relatório, será facultada a palavra às partes e ao MP pelo prazo regimental. Havendo pedido de vista, o julgamento deverá ser retomado na sessão seguinte.

Uma vez proclamado o resultado, o Tribunal se reunirá para a lavratura do acórdão, no qual serão indicados o direito, os fatos e as circunstâncias, com base nos fundamentos do voto proferido pelo relator ou do voto proferido pelo vencedor.

Terminada a sessão, será lido e publicado o acórdão, passando a correr o prazo para a interposição dos recursos cabíveis.

Quando publicados em sessão de julgamento, o MP será pessoalmente intimado dos acórdãos e o poderá recorrer ainda que não tenha oferecido impugnação ao pedido de registro.