MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Padrinho que não conseguiu presentear noiva por falha da ShopTime receberá danos morais
Direitos da personalidade

Padrinho que não conseguiu presentear noiva por falha da ShopTime receberá danos morais

Problema com a ativação do vale fez com que o item só fosse entregue seis meses depois do casamento.

Da Redação

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Atualizado às 16:16

A empresa de comércio eletrônico ShopTime foi condenada a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um padrinho de casamento que não conseguiu presentear noiva por problemas na ativação do vale virtual. A decisão foi proferida pela 29ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP.

O autor adquiriu no final de dezembro de 2008 um vale eletrônico para presentear a amiga, que se casaria no mês seguinte. Um problema com a ativação do vale, entretanto, fez com que o item só fosse entregue seis meses depois da realização da cerimônia. Segundo o padrinho, o atraso injustificado e a falta de solução para o seu problema provocaram a violação de direitos da personalidade e, por isso, deveria ser indenizado pelos danos morais sofridos.

Por considerar que o autor poderia ter adquirido outro presente e evitado qualquer tipo de constrangimento, o juízo de 1º grau negou o pleito indenizatório. "A atitude da ré constitui seguramente um aborrecimento, que não atinge, de forma alguma, a psique do homem médio."

Na apelação, o advogado André Leal, que representou o padrinho da noiva, refutou os argumentos da sentença destacando que a solução deveria partir da empresa, "posto que deveria disponibilizar de imediato uma senha eficaz para o uso do vale-presente, sem que o apelante tivesse que implorar por isso ou recorrer ao Poder Judiciário".

Descaso do fornecedor

O entendimento de 1º grau não foi seguido pelo colegiado paulista. Para o relator do recurso, desembargador Hamid Bdine a atitude da ré não ficou restrita ao mero inadimplemento contratual, "especialmente se considerado o absoluto descaso do fornecedor em contraposição aos esforços do consumidor para resolver a questão".

"Esse comportamento da apelada, que recebe o preço do produto, mas não o entrega no tempo oportuno, é relevante do ponto de vista da função preventivo-pedagógica do dano moral."

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas