MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio obra "A Moldura Jurídica da Política Monetária"
Promoção

Resultado do sorteio obra "A Moldura Jurídica da Política Monetária"

A obra "A Moldura Jurídica da Política Monetária" apresenta um mapeamento das formas de exercício do poder monetário pelo BACEN, pelo BCE e pelo Fed.

Da Redação

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Atualizado em 29 de agosto de 2014 11:05

De autoria de Camila Villard Duran, a obra "A Moldura Jurídica da Política Monetária" (Saraiva - 334p.) apresenta um mapeamento das formas de exercício do poder monetário pelo BACEN, pelo BCE e pelo Fed, considerando não só os mecanismos formalmente estabelecidos em leis, mas também regras e práticas jurídicas não-formais.

Por isso, descreve as trajetórias históricas dos bancos selecionados e os aspectos conjunturais bastante dessemelhantes que levaram à sua criação e à forma de exercício de seu poder e das formas de prestação de contas.

A diversidade das experiências de cada banco, que poderia ser traduzida em dificuldade de comparação, acaba por revelar a habilidade de Camila Villard Duran em sistematizar informação vasta e dispersa. E o faz considerando a dinâmica regulatória em tempos de normalidade e também em tempos de tensão aguda, como a crise financeira de 2008.

Sobre a autora :

Camila Villard Duran é mestre e doutoranda pela Faculdade de Direito da USP. Coordenadora de prática jurídica da Escola de Direito de São Paulo da FGV.

_________

 

Ganhadora :

 

Heloísa Pinzon, da HYTORC, de Niterói/RJ

 

__________

Saraiva SA Livreiros Editores