MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Motorista do Porsche que matou advogada deve ser julgado por Tribunal do Júri
Acidente

Motorista do Porsche que matou advogada deve ser julgado por Tribunal do Júri

Para juíza, neste momento processual é impossível afirmar que o réu não agiu com dolo, ainda que eventual, para o homicídio.

Da Redação

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Atualizado às 12:15

A Justiça Criminal de SP acolheu a denúncia para pronunciar em parte Marcelo Malvio Alves de Lima para julgamento pelo Tribunal do Júri. O engenheiro dirigia o Porsche que atropelou a advogada Carolina Cintra Santos em 2011, no Itaim Bibi, na capital paulista.

A decisão da 5ª vara do Júri do foro central traz uma síntese dos diversos depoimentos da defesa e da acusação sobre o ocorrido no dia 9/7/11, por volta de 2h30, na esquina das ruas Tabapuã e Bandeira Paulista. Para a juíza Lizandra Maria Lapena, neste momento processual é impossível afirmar que o réu não agiu com dolo, ainda que eventual, para a prática do homicídio.

A alta velocidade do carro no momento da colisão e testemunhos afirmando estado de embriaguez do acusado foram citados na decisão.

"Como se não bastasse, há relatos de que ele, após o acidente e em total descaso com a vida humana, somente se preocupou com os danos ocasionados em seu veículo, razão pela qual sua atitude após o evento indica a falta de preocupação com a vida e a assunção do risco na ocorrência do evento danoso."

A juíza concluiu que Marcelo teve condição de antever o resultado pois é comum as pessoas não ficarem paradas em semáforos durante a madrugada.

"No caso em tela, todo cidadão típico que reside em São Paulo sabe que, embora não seja o correto, grande parte das pessoas não fica parada em sinais vermelhos durante a madrugada. E o réu, sendo um típico cidadão paulistano, tinha total condição de prever um evento lesivo desse tipo. E mesmo assim, ele prosseguiu na sua conduta, acelerando seu veículo."

De acordo com a decisão, os pareceres juntados pelas partes trouxeram divergências principalmente sobre o estado da vítima e a velocidade imprimida pelo veículo do réu, dúvidas que deverão ser esclarecidas no julgamento.

A alegação da defesa do engenheiro de que o acidente ocorreu por culpa exclusiva da vítima por estar ela dirigindo embriagada e ter ultrapassado o sinal vermelho deverá ser analisada pelo Conselho de Sentença: "Isso porque, há testemunhas que dizem que Carolina, antes de avançar o sinal desfavorável, parou, observou o trânsito e só depois prosseguiu, numa conduta que nos dias atuais e nas grandes cidades é considerada comum."

A decisão é do último dia 18/8. Marcelo Malvio Alves de Lima poderá recorrer desta decisão em liberdade.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas