MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Estudos avançados de Direito Digital"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Estudos avançados de Direito Digital"

Espera-se que a publicação desta obra coletiva contribua com o judiciário brasileiro e com a sociedade civil, para a melhor compreensão dos novos desafios ensejados pelas novas tecnologias.

Da Redação

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Atualizado em 3 de setembro de 2014 13:00

A obra "Estudos avançados de Direito Digital" (Elsevier - Campus Jurídico - 256p.), coordenada por Cíntia Rosa Pereira de Lima e Lydia Neves Bastos Telles Nunes, viabiliza o conhecimento de dilemas enfrentados pelos tribunais e pela doutrina brasileira e estrangeira.

"É inegável que o Direito enfrenta, atualmente, grandes desafios decorrentes das novas tecnologias, fruto do desenvolvimento científico, tecnológico e da biomedicina. Neste contexto, a série "Estudos Avançados de Direito Digital" é dividida em 3 partes. A primeira destaca o impacto das novas tecnologias no Direito e nos tribunais, ou seja, o enfrentamento do desenvolvimento tecnológico e a validade das provas obtidas mediante a aplicação dos novos meios tecnológicos. A segunda parte, por sua vez, atenta para a relevante eficácia da proteção do consumidor no contexto do comércio eletrônico, destacando, dentre estes questionamentos, a importante proteção da privacidade e dos dados pessoais dos consumidores na rede mundial de computadores. Por fim, a terceira parte concentra-se no impacto do desenvolvimento da biomedicina no direito, promovendo uma reflexão sobre pontos fundamentais enfrentados pela bioética e pelo biodireito. Desta feita, trata-se de uma obra completa e multidisciplinar, que viabiliza o conhecimento de dilemas enfrentados pelos tribunais e pela doutrina brasileira e estrangeira, promovendo o diálogo e o intercâmbio de conhecimento e informação." Ignácio Maria Poveda Velasco

Sobre as coordenadoras :

Cíntia Rosa Pereira de Lima é doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP (2004 - 2009), com estágio na Universidade de Ottawa/Canadá com bolsa CAPES - PDEE - Doutorado Sanduíche. Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - 2002. Foi professora de Direito Civil na Faculdade de Históeria, Direito e Serviço Social - UNESP, campus de Franca, advogada, secretária e conselheira da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP - Secção São Paulo até 2009. Atualmente é professora de Direito Civil da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo e orientada em mestrado e doutorado na faculdade de Direito do Largo São Francisco - USP. É secretária da Comissão de Biotecnologia e Estudos sobre a Vida da OAB/SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Eletrônico, Bioética, Biodireito e Biotecnologia e Direito Internacional Privado, tendo lecionado estas matérias em diversas ocasiões. É autora de diversos trabalhos publicados.

Lydia Neves Bastos Telles Nunes possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus - Bauru, graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru da Instituição Toledo de Ensino, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com apoio da CAPES. Atualmente é professora de Direito Civil na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, desenvolve pesquisa relacionada à Bioética, Direito de Família e Direitos da Personalidade. É membro permanente da Comissão de Biotecnologia e Estudos sobre a Vida da OAB/SP, e da Internacional Society of Family Law.

_________

Ganhadora :

Jackeline Alves Cerpa, de Paranoá/DF

__________

Elsevier Editora Ltda