MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Incide IR sobre ressarcimento de serviços notariais e de registro realizados gratuitamente
STJ

Incide IR sobre ressarcimento de serviços notariais e de registro realizados gratuitamente

Entendimento é da 2ª turma do STJ.

Da Redação

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Atualizado às 08:15

Incide imposto de renda sobre valores repassados a cartórios a título de ressarcimento dos serviços notariais prestados gratuitamente. Esse foi o entendimento adotado pela 2ª turma do STJ em julgamento de recurso da Fazenda Nacional.

No caso, uma tabeliã de RS foi autuada pela RF para que os valores recebidos do Fundo Notarial e Registral fossem incluídos como rendimentos tributáveis. A tabeliã ajuizou ação alegando que a verba repassada possui caráter indenizatório e por isso não integra a base de cálculo do IR.

O TRF da 4ª região acolheu os argumentos. De acordo com a Corte "não há falar em aquisição de rendimento passível de tributação pelo imposto de renda, mas sim de valores ressarcidos pelo Estado do Rio Grande do Sul, compensando os serviços notariais e de registro realizados em obediência à lei".

Código Tributário Nacional

Contra a decisão, a Fazenda Nacional interpôs recurso especial ao fundamento de que se aplica aos valores repassados o disposto no artigo 43, parágrafo 1º, do CTN. De acordo com o dispositivo, a "incidência do imposto independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção".

O ministro Herman Benjamin, relator, entendeu pela reforma do acórdão. Segundo ele, para evitar que a prestação de serviços de fornecimento gratuito de determinadas certidões acarretasse prejuízo tributário aos titulares dos serviços notariais, o "decreto 3.000/1999 (RIR) expressamente previu como parcela dedutível da base de cálculo do Imposto de Renda as despesas de custeio pagas, necessárias à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora".

Segundo ele, o dever de prestação gratuita de alguns serviços não agravou a situação patrimonial dos cartórios, já que houve redução da base de cálculo da tributação pelo IR.

  • Processo relacionado: REsp 1.465.592

Patrocínio

Patrocínio Migalhas