MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE mantém impugnado registro de candidatura de Arruda na disputa pelo governo do DF
Eleições 2014

TSE mantém impugnado registro de candidatura de Arruda na disputa pelo governo do DF

Ex-governador foi enquadrado na lei da ficha limpa por condenação do TJ/DF por improbidade administrativa, dano ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Da Redação

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Atualizado às 07:38

O plenário do TSE manteve, na sessão desta quinta-feira, 11, a decisão da Corte que indeferiu o registro de José Roberto Arruda a governador do DF (RO 15.429).

Por maioria de votos, o Tribunal acolheu os embargos de declaração apresentados por Arruda apenas para prestar esclarecimentos à defesa, sem, no entanto, mudar o mérito da decisão do Tribunal. O julgamento dos embargos havia sido suspenso na última terça-feira, 9, por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

No dia 26/8, o TSE julgou, por maioria de votos, Arruda inelegível com base na lei da ficha limpa, após ele ter sido condenado pelo TJ/DF, no dia 9/7, por improbidade administrativa, dano ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Naquela sessão, o ministro Gilmar Mendes divergiu do voto da maioria do Tribunal e deu provimento ao recurso ordinário do candidato.

Voto-vista

O ministro Gilmar Mendes acolheu os recursos para modificar no mérito a decisão do TSE, mas foi voto vencido. Citando precedentes da Corte eleitoral, o ministro sustentou que a impugnação da candidatura de José Roberto Arruda atenta contra um dos entendimentos jurisprudenciais mais antigos do TSE e consolidado desde a década de 1950.

O presidente do TSE, ministro Toffoli, lembrou que em 2010 a Corte aplicou o artigo 15, na atual redação da LC 135, nas eleições gerais e que os precedentes citados por Gilmar Mendes não foram julgados pelo rito da nova lei.

Segundo Toffoli, na ocasião foi fixado o momento de análise desta inelegibilidade superveniente, dando uma interpretação adequada ao artigo 15 suficiente à garantir a ampla defesa e, "no caso concreto houve total garantia à ampla defesa do recorrente".

Voto do relator

Na sessão da última terça, 9, em que teve início o julgamento dos embargos, o relator, ministro Henrique Neves, admitiu em parte os mesmos, mas sem efeitos modificativos.

Segundo o ministro Henrique Neves, não há omissão nem identificação da necessidade de juntada de certidão decorrente de prerrogativa de foro, uma vez que o acórdão regional foi mantido pelo TSE pela presença da mesma hipótese de inelegibilidade reconhecida na origem.

Para ele, "o eventual inconformismo da defesa com a decisão não constitui tema a ser abordado e examinado em embargos de declaração". Seu voto foi acompanhado pelo ministro Admar Gonzaga, antes do pedido de vista do ministro Gilmar Mendes que interrompeu o julgamento.

STF

Arruda ajuizou no STF reclamação na qual questiona a decisão do TSE. O candidato alega que o TSE, "modificando abertamente sua jurisprudência, quando já em curso a campanha eleitoral", afrontou decisão do STF no RExt 637.485, com repercussão geral e, por isso, pede liminar para suspender os efeitos da decisão atacada.

Os advogados afirmam que a formalização do pedido de registro da candidatura de Arruda foi feita no dia 5/7/14, e a decisão do TJ/DF que o condenou por improbidade administrativa - condição que levou à impugnação de sua candidatura - ocorreu em 9/7/14. Eles apontam que a jurisprudência do TSE, até então, era no sentido de que o julgamento do pedido de registro deve levar em conta a situação do candidato no momento de sua formalização, conforme o artigo 11, parágrafo 10, da LC 64/90.

Outro argumentado apresentado é o de que, até a propositura das impugnações e da apresentação das notícias de inelegibilidade, o acórdão do TJ que condenou Arruda não havia sido publicado, "e o conhecimento de tal decisão seria essencial ao exercício da ampla defesa". Também neste ponto, os advogados de Arruda sustentam que o TSE havia firmado jurisprudência no sentido de que o acórdão publicado após a formalização do pedido de candidatura constitui causa de inelegibilidade superveniente, "a qual não pode ser discutida no âmbito do pedido de registro".

O candidato sustenta que, embora o RExt tratasse de recurso sobre expedição de diploma, o plenário teria estabelecido limites "a si próprio e ao TSE quanto à adoção de nova interpretação de leis já objeto de análise anterior", a fim de "evitar que novas interpretações venham a lume em prejuízo de candidaturas postas e em favorecimento de outras". Segundo a RCL, "o núcleo da decisão alcança inclusive os processos de registro, pois veda as mudanças de entendimento 'no curso do pleito eleitoral ou logo após o seu encerramento'". Assim, o TSE, ao mudar sua jurisprudência com a campanha já em curso, teria praticado "verdadeira insubordinação".

Ao pedir a suspensão imediata dos efeitos da decisão do TSE, os advogados alegam a insegurança gerada não apenas ao candidato, mas a todo o eleitorado do DF. Argumentam também que a iniciativa do procurador-geral eleitoral no sentido de impedir a participação de Arruda no horário eleitoral gratuito e a inclusão de seu nome na urna irá "inviabilizar de vez qualquer tentativa de reversão da decisão por parte do candidato".

A Rcl 18.604 foi distribuída para relatoria da ministra Rosa da Rosa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas