MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. ICMS não incide em importação por leasing
Tributação

ICMS não incide em importação por leasing

Decisão do STF deve repercutir sobre pelo menos 406 processos que estavam sobrestados.

Da Redação

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Atualizado às 08:24

O STF, por maioria, decidiu nesta quinta-feira, 12, que não incide ICMS sobre operações de importação feitas por meio de arrendamento mercantil (leasing). Entendimento foi adotado em julgamento de RExt, com repercussão geral reconhecida, no qual o Estado de SP questionava uma operação realizada por uma metalúrgica.

Na sessão de ontem, o julgamento foi retomado com voto-vista do ministro Teori Zavascki que seguiu o relator, ministro Gilmar Mendes, para dar provimento ao recurso, sob entendimento de que o fato gerador do tributo se configura com a entrada do bem importado no Brasil, não importando a natureza do contrato celebrado no exterior.

Em seguida, o ministro Barroso acompanhou divergência aberta pelo ministro Fux, negando provimento ao recurso. Barroso citou doutrina segundo a qual não há circulação de mercadoria, para fim de incidência do imposto, nos casos em que não há mudança de titularidade da mercadoria.

"Não incide o ICMS importação na operação de arrendamento internacional, salvo na antecipação da opção de compra, dado que a operação não implica a transferência da titularidade do bem".

Acompanharam a divergência, os ministros Marco Aurélio, Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa da Rosa.

Segundo o presidente, a decisão repercutirá sobre pelo menos 406 processos que estavam sobrestados nas instâncias inferiores.

Caso

O RExt teve origem em um MS impetrado pela empresa Hayes Wheels do Brasil Ltda. contra ato do chefe do Posto Fiscal de Fronteira II, da Delegacia Regional Tributária de Santos/SP. A segurança foi concedida em primeira instância e mantida pelo TJ/SP.

O Estado, então, recorreu sob argumento de que é constitucional a incidência de ICMS sobre operações de importação de mercadorias sob o regime de arrendamento mercantil internacional.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas