MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Utilização de transporte público como meio de locomoção não aumenta pena por tráfico
STJ

Utilização de transporte público como meio de locomoção não aumenta pena por tráfico

Majorante só deve deve ser aplicada quando constatada a efetiva comercialização da substância no interior do transporte público.

Da Redação

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Atualizado às 17:53

A 6ª turma do STJ decidiu que o simples ato de levar drogas ilícitas em transporte público não atrai a incidência de majorante da pena por tráfico, que deve ser aplicada somente quando constatada a efetiva comercialização da substância em seu interior.

O entendimento foi aplicado em recurso especial interposto pelo MPF contra decisão do TRF da 3ª região que modificou sentença condenatória para retirar a majorante prevista no inciso III do artigo 40 da lei de drogas (11.343/06).

O dispositivo prevê aumento de um sexto a dois terços na pena quando o tráfico ocorre em transportes públicos.

Segundo o ministro Sebastião Reis Júnior, relator do caso na 6ª turma, a decisão do colegiado se alinha à posição já adotada pela 5ª turma no julgamento do REsp 1.345.827. A unificação do entendimento no STJ segue a jurisprudência estabelecida pelo STF.

"Diante da posição adotada pelo STF, entendo que não há motivo para insistir na manutenção de tese contrária. Como, no caso dos autos, o TRF3 afirmou que o acusado utilizou o transporte público apenas como meio de locomoção, não diviso nenhuma ilegalidade na exclusão da causa de aumento".

  • Processo relacionado: REsp 1.443.214