MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marqueteiro de Dilma processa cineasta Fernando Meirelles
Danos morais

Marqueteiro de Dilma processa cineasta Fernando Meirelles

João Santana teve seu nome associado ao nome do nazista Goebbels pelo cineasta.

Da Redação

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Atualizado às 18:28

O marqueteiro responsável pela campanha de Dilma Rousseff, João Santana, ajuizou ação de danos morais contra o cineasta Fernando Meirelles, por ter tido seu nome associado ao nazista Joseph Goebbels.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o cineasta afirmou:

"'Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade', a frase vinha assinada por João Goebbels Santana (sic). Foi na mosca, é exatamente dali que vem a inspiração do marqueteiro-mor. Como se pode votar numa candidata cujo principal colaborador é um marqueteiro que lhe aconselha a mentir e ela obedece?"

João Santana é representado pelo escritório Chiaparini e Bastos Advogados. De acordo com os advogados José Diogo Bastos Neto, Leonardo Guerzoni Furtado de Oliveira e Henrique Rocha Ventureli, que representam Santana no caso, o marqueteiro foi alvo de "virulentos ataques diretos", "com fito proposital de atingir-lhe a honra, intrínsenca e extrínseca, nome e imagem."

"Mais que isso, ofende a honra íntima, profissional e social do Autor e danifica seu nome e imagem, pois a ele atribui a prática usual da mentira nos serviços por ele desenvolvidos, repetindo-as com intenção de torná-las verdades, além de tentar agregar publicamente a seu nome o de Goebbels".

Para os advogados, o cineasta estava ciente da carga negativa que a associação pode acarretar "diante do inegável poder de difusão nas mídias disponíveis, gerando prejuízos materiais e morais inestimáveis". Ainda segundo eles, Fernando Meirelles agiu com dolo intencional ao firmar conscientemente a associação dos nomes, "criando um apelido" que traz mensagem "altamente negativa".

 

 

 

___________