MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Aurélio admite terceiros em ação sobre transexuais alterarem nome mesmo sem cirurgia
STF

Marco Aurélio admite terceiros em ação sobre transexuais alterarem nome mesmo sem cirurgia

ADIn foi ajuizada pela PGR.

Da Redação

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Atualizado às 17:41

O ministro Marco Aurélio, relator de ação sobre direito de transexuais alterarem nome e sexo no registro civil mesmo sem cirurgia de transgenitalização, admitiu como terceiros na ADIn o Grupo de Advogados Pela Diversidade Sexual e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Segundo o ministro, trata-se de tema de interesse direto dos associados das entidades requerentes, o que leva à conveniência de ouvi-las.

A PGR ajuizou a ADIn sustentando que o não reconhecimento do direito lesiona preceitos fundamentais da CF, como os princípios da dignidade da pessoa humana, da vedação à discriminação odiosa, da igualdade, da liberdade e da privacidade.

O alvo da ADIn é o artigo 58 da lei 6.015/73: "O prenome será definido, admitindo-se, todavia, a sua substituição por apelidos públicos notórios."

A procuradora que ajuizou a ação, Deborah Duprat, entendeu que o termo "apelido público notório" refere-se ao nome social adotado pelos transexuais - geralmente um nome do sexo oposto ao seu biótipo com o qual a pessoa é identificada por amigos, parentes e conhecidos.

Duprat lembrou que a lei brasileira já autoriza a troca de nomes que expõem a situações ridículas ou vexatórias. E, segundo ela, se a finalidade é proteger o indivíduo de humilhações, a permissão deveria alcançar a possibilidade de troca de prenome e sexo dos transexuais nos documentos civis. "Impor a uma pessoa a manutenção de um nome em descompasso com a sua identidade é, a um só tempo, atentatório à sua dignidade e comprometedor de sua interlocução com terceiros, nos espaços públicos e privados."

  • Processo relacionado : ADIn 4.275

Patrocínio

Patrocínio Migalhas