MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Uso de termo genérico por empresa concorrente não configura violação de marca
Marcas

Uso de termo genérico por empresa concorrente não configura violação de marca

Não ficou demonstrada qualquer confusão comercial.

Da Redação

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Atualizado às 16:20

O Grupo de Câmaras de Direito Comercial do TJ/SC julgou improcedente ação de duas empresas do Vale do Itajaí que, através de ação rescisória, buscavam desconstituir julgado que autorizou uma indústria concorrente do ramo têxtil a utilizar as expressões "Soft" e "Soft Malha", na identificação dos produtos que fabrica.

Ficou constatado nos autos que o registro apresentado pelas empresas junto ao INPI teria abrangência apenas sobre a logomarca dos estabelecimentos. A matéria foi relatada pelo desembargador Luiz Fernando Boller, para quem:

"(Não restou) demonstrada qualquer confusão comercial, nada havendo, em verdade, a indicar que as roupas de cama produzidas pela requerida estivessem sendo adquiridas pelos consumidores, imaginando tratar-se de produto fabricado pelas requerentes, circunstância que, associada à induvidosa identificação das mercadorias com a própria razão social da indústria têxtil demandada, obstaculizaria o acolhimento da pretensão."

E por ter apenas reproduzido a expressão "Soft Malha" em um folder de ofertas, o Grupo de Câmaras também reconheceu a ilegitimidade passiva de uma conhecida rede interestadual de supermercados. A decisão foi unânime.

  • Processo : 2013.077470-3

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas