MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Taxistas cooperados estão livres do repasse da Cofins
STJ

Taxistas cooperados estão livres do repasse da Cofins

Decisão é da 2ª turma do STJ;

Da Redação

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Atualizado em 3 de dezembro de 2014 18:20

A 2ª turma do STJ reconheceu a inexistência de relação jurídico-tributária que obrigue o recolhimento de Cofins sobre os repasses aos taxistas cooperados dos valores recebidos pelos serviços por eles prestados em nome da cooperativa. A turma autorizou ainda o resgate dos valores depositados judicialmente enquanto tramitava o processo.

O recurso era da Cooperativa Mista de Trabalho dos Motoristas Autônomos de Táxi Especial de São Paulo - Rádio Táxi. O TRF da 3ª região entendeu que a tributação era cabível porque "a Cofins não incide sobre o lucro, mas sobre receita e faturamento, conceitos inerentes a atividades como as praticadas, ainda que sem fins lucrativos, pelas sociedades cooperativas".

De acordo com o Tribunal, a intermediação de serviços prestados por cooperados a terceiros "não se insere no conceito legal de atos cooperativos próprios (artigo 79 da lei 5.764/71) para efeito de exclusão da tributação cogitada". O TRF considerou que a norma - que repercute sobre a incidência fiscal, reduzindo-lhe o alcance - não pode ser interpretada extensivamente, como pretendia a cooperativa, pois isso violaria os princípios da universalidade e da solidariedade social.

No recurso, a cooperativa sustentou a inexistência de relação jurídico-tributária que autorizasse a incidência da Cofins sobre os valores recebidos e repassados aos seus cooperados, já que tal repasse estaria inserido no conceito de ato cooperativo ao qual se refere o artigo 79 da lei 5.764, que define a política nacional de cooperativismo.

O ministro Og Fernandes, relator do recurso no STJ, ao analisar a questão, destacou que a lei 12.649/12, fato superveniente, isentou da incidência da Cofins os repasses de valores aos taxistas associados, decorrentes de serviços prestados por eles em nome da cooperativa, remindo expressamente os créditos tributários oriundos da mesma contribuição, constituídos ou não, e anistiando os encargos legais decorrentes dos mesmos créditos. "A legislação é expressa ao consignar o descabimento da exação fiscal em litígio, sendo de maior clareza, ainda, a menção do legislador a respeito da retroatividade da norma".

  • Processo relacionado: RESp 1461382

Veja a íntegra da decisão.