MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPT abre inquérito para apurar envolvimento da Pepsico com trabalho degradante
Redução de direitos

MPT abre inquérito para apurar envolvimento da Pepsico com trabalho degradante

Empresa compõe cadeia produtiva do McDonald´s e foi denunciada por suposta prática ou conivência com trabalho análogo ao de escravo.

Da Redação

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Atualizado em 16 de dezembro de 2014 16:57

O MPT aceitou denúncia apresentada pelo Sinthoresp e instaurou inquérito civil para apurar suposta prática ou conivência da Pepsico do Brasil com trabalho análogo ao de escravo. A empresa foi denunciada pelo sindicato com diversas outras sociedades empresárias que compõem a cadeia produtiva da Arcos Dourados, franqueadora do McDonald's no Brasil, sob alegação de redução de direitos trabalhistas.

De acordo com os autos, o pedido foi formulado tendo em vista recentes matérias jornalísticas veiculadas na mídia que "demonstram a prática reiterada de trabalho degradante na cadeia produtiva que tem como produtora final a empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos", a causar dumping social à coletividade e a ensejar a indenização por dano moral coletivo.

Inicialmente, o parquet decidiu abrir investigação contra a Pepsico, que fornece refrigerantes, água de coco, achocolatados e biscoitos ao McDonald's, e pediu ao Sinthoresp informações adicionais sobre o envolvimento da empresa com trabalho em condição análoga a de escravo.

"A suposta prática noticiada, além de constituir crime, implica violação a direitos fundamentais dos trabalhadores (difusos, coletivos ou individuais homogêneos), para cuja defesa o MPT está legitimado. Deste modo, com o fim de promover-se uma melhor apuração dos fatos e corrigirem-se as irregularidades eventualmente cometidas pela noticiada, entendo necessário dar continuidade ao presente procedimento", concluiu o procurador do Trabalho Ailton Vieira dos Santos.

________________