MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Estudante aprovada no Enem com menos de 18 anos pode cursar faculdade
Educação

Estudante aprovada no Enem com menos de 18 anos pode cursar faculdade

Prevalece direito à educação em detrimento da idade cronológica.

Da Redação

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Atualizado às 08:20

Em decisão monocrática, o desembargador do TJ/RJ Lindolpho Morais Marinho garantiu a uma estudante com menos de 18 anos o certificado de conclusão do Ensino Médio a fim de que possa efetuar a matrícula no curso de Ciências Econômicas.

A aluna alegou ter sido aprovada no Enem, ocupando a 294ª colocação, que a habilitou para ingresso no curso universitário. Com receio de ter sua matrícula negada por não ter maioridade antes da realização da primeira prova do Exame, impetrou o referido mandamus.

A causa foi patrocinada pelo escritório Osorio e Maya Ferreira Advogados, que destacou na petição inicial a jurisprudência do TJ/RJ no sentido de dispensar o requisito de idade para conclusão do ensino médio por meio das notas do Enem (requisito esse previsto em normas infraconstitucionais), privilegiando-se o direito de acesso dos estudantes aos níveis mais elevados do ensino segundo a capacidade de cada um (como determina o art. 208, inciso V da CF). Lindolpho Morais acatou aos argumentos:

"Com efeito, os conhecimentos necessários para ingresso na universidade foram regularmente aferidos com a realização do ENEM, devendo prevalecer, no caso concreto, o direito da menor à educação constitucionalmente assegurado, sendo de somenos importância sua idade cronológica."

A decisão também determina que a universidade reserve a vaga para a qual a impetrante foi aprovada.

  • Processo : 5983-53/2015

Veja a íntegra da decisão.

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas