Em sua 6ª edição, a obra "Processo Cautelar" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – vol.4), de Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart, apresenta a jurisprudência e suas decisões para ilustrar o entendimento dos tribunais.

Concebe-se a tutela cautelar como forma de assegurar a efetividade da tutela do Direito material ou uma situação substancial. Na obra, deixa-se de lado a tradicional concepção de "medida cautelar", entendida como instrumento vocacionado a garantir a efetividade do processo, assim como o pensamento doutrinário ancorado no Direito substancial de cautela.

A obra é destinada à demonstração de uma nova teoria da tutela cautelar, totalmente afeita ao processo civil do estado constitucional e à realidade da prática forense, como também é analisada, de maneira detida, o procedimento geral cautelar, bem como a técnica processual e os institutos característicos à tutela cautelar.

A 6ª edição prossegue em seu diálogo com a jurisprudência, apresentando decisões para ilustrar o entendimento dos tribunais e contribuindo para o ensino do Direito, para o aprimoramento da prática forense e para o diálogo crítico em torno do Direito Processual Civil.

Sobre os autores :

Luiz Guilherme Marinoni é professor titular de Direito Processual Civil da UFPR. Pós-doutor pela Universidade Estatal de Milão. Mestre e doutor pela PUC/SP. Ex-procurador da República.



Sérgio Cruz Arenhart
é doutor e mestre em Direito pela UFPR e professor de Direito Processual Civil.


__________

Ganhadora :

Mariana Borges, de Cuiabá/MT

__________

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA