MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escolha do presidente da CCJ abre possibilidade para nomeação de ministro do STF
CCJ do Senado

Escolha do presidente da CCJ abre possibilidade para nomeação de ministro do STF

Senador José Maranhão foi eleito nesta quarta-feira novo presidente da Comissão.

Da Redação

quarta-feira, 18 de março de 2015

Atualizado às 18:36

Com a instalação, eleição do presidente e início dos trabalhos da CCJ, fica aberta a possibilidade de nomeação do novo ministro do STF. A cadeira está vaga há 230 dias, desde a saída do ministro Joaquim Barbosa no fim de maio de 2014.

A eleição ocorreu nesta quarta-feira, 18, e elegeu o senador José Maranhão (PMDB) para presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania nos próximos dois anos. Em sua posse ele fez menção às crises econômica e política e disse que a atuação da comissão será importante para enfrentar o "momento grave da vida nacional".

É a CCJ que avalia as indicações de ministros do STF e de outros tribunais superiores e também do Procurador-Geral da República.

A vice-presidência da CCJ cabe ao PT. O vice-líder do partido, Paulo Rocha, informou à comissão que o nome será apresentado na próxima semana. O partido originalmente indicaria a senadora Gleisi Hoffmann, que está na lista de políticos investigados na operação Lava Jato, mas ela retirou a candidatura. A bancada petista deve discutir o assunto em reunião na terça-feira.