MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estado do RJ deve indenizar donos de cadeiras cativas do Maracanã
Dano moral

Estado do RJ deve indenizar donos de cadeiras cativas do Maracanã

Eles foram impedidos de assistir ao amistoso Brasil e Inglaterra e aos jogos da Copa das Confederações, em 2013.

Da Redação

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Atualizado às 08:26

O Estado do RJ e a Superintendência de Desportos do Rio deverão indenizar cinco donos de cadeiras cativas no Maracanã. Cada um receberá R$ 10 mil por danos morais por ser impedido de assistir ao amistoso Brasil e Inglaterra e aos jogos da Copa das Confederações, em 2013.

O pedido dos autores, que alegam terem sido surpreendidos com a notícia de que só teriam acesso ao estádio mediante compra de ingressos, foi julgado improcedente em primeira instância.

Na ocasião, ficou entendido que os contratos firmados entre o Estado e a Fifa deveriam ser mantidos, uma vez que são cerca de 4 mil cadeiras cativas e o deferimento do pedido poderia comprometer o campeonato que já havia se iniciado.

Os autores, então, interpuseram apelação pedindo indenização material e pelo dano moral decorrente do afastamento praticado, e também pela desídia do Estado em solucionar satisfatoriamente o problema criado, mesmo com tempo e possibilidades suficientes para tanto.

Quanto ao dano material, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, relator do processo na 16ª câmara Cível do TJ/RJ, entendeu que o valor fixado pelo decreto estadual 44.236/13 é suficiente. A norma regulamentou a indenização a ser paga a titulares de cadeiras perpétuas do Maracanã, que não tiveram acesso aos seus lugares durante os grandes eventos esportivos do país.

"Considerando-se a inexistência da comprovação da quitação do débito, há que se reconhecer a procedência parcial do pedido, convertendo-se a obrigação de fazer em perdas e danos a fim de que os réus realizem o pagamento por cadeira cativa pertencente aos autores, por jogo da Copa das Confederações, nos valores apresentados pelo referido decreto, incluindo-se o pleito de indenização pelo amistoso Brasil x Inglaterra eis que, apesar da ausência de prova mínima da preterição do direito dos autores, não houve impugnação específica acerca de tal fato."

Já com relação ao dano moral, o magistrado verificou ser "decorrente da quebra da confiança realizada pelo Estado ao violar o acordado com os autores, que lhe foram úteis quando da construção do referido Estádio, desfazendo a legítima expectativa de aqueles participarem de um dos maiores eventos já sediados por este país, referente justo ao nosso esporte mais popular, qual seja, o futebol. Assim, inegável o abalo à esfera psicofísica dos autores".

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas