MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Kaiser pode usar expressão "sem álcool" no rótulo de produto que contém pequeno teor da substância
CDC

Kaiser pode usar expressão "sem álcool" no rótulo de produto que contém pequeno teor da substância

Lei 8.918/94 admite que as cervejas com teor alcoólico igual ou inferior a 0,5% em volume sejam classificadas como "sem álcool".

Da Redação

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Atualizado às 12:48

O uso da expressão "sem álcool" em uma das versões da cerveja Bavaria foi considerado legal pela 4ª turma do STJ, mesmo o produto tendo pequeno teor alcóolico.

Em julgamento de REsp das Cervejarias Kaiser Brasil, a maioria dos ministros considerou que a regulamentação da lei 8.918/94 admite que as cervejas com teor alcoólico igual ou inferior a 0,5% em volume sejam classificadas como "sem álcool" e deixem de apresentar no rótulo a advertência de que o produto contém álcool.

O colegiado reformou decisão do TJ/RS para julgar improcedente a ação civil pública ajuizada pela Associação Brasileira de Defesa da Saúde do Consumidor (Saudecon). O tribunal estadual considerou que a Kaiser violou o CDC, "na medida em que existe informação no produto comercializado que não traduz a realidade, o que impede a sua comercialização na forma apresentada".

Diferencial

O relator do REsp, ministro Luis Felipe Salomão, também considerou que "a publicidade deve refletir fielmente a realidade anunciada, em observância às diretrizes do CDC", e por isso as informações veiculadas têm caráter vinculativo.

Salomão afirmou que os consumidores das denominadas cervejas sem álcool, em regra, optam por esse produto justamente pelo diferencial na sua composição - seja por questão de saúde ou por motivações religiosas ou filosóficas.

Contudo, ao apresentar voto-vista, o ministro Raul Araújo manifestou entendimento diverso e foi acompanhado pelos demais ministros. Ele disse que a classificação da cerveja como sem álcool não é uma prática exclusiva da Kaiser, já que tem como base a lei 8.918, regulamentada pelo decreto 6.871/09, válido em todo o território nacional.

Assim, entende que a
Kaiser não poderia ser condenada individualmente com base em impressões subjetivas da Saudecon de que estaria violando normas gerais do CDC. Não seria adequado, segundo ele, intervir no mercado, substituindo a legislação por decisão judicial subjetiva, de modo a impedir a venda do produto pela fabricante.

Por maioria, a turma deu provimento ao recurso especial da Kaiser.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas