MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MDA reitera pedido para que grupo de revisão de regimento do CARF tenha representante dos contribuintes
Grupo de Trabalho

MDA reitera pedido para que grupo de revisão de regimento do CARF tenha representante dos contribuintes

Pela atual composição, apenas representantes da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional fazem parte do Grupo.

Da Redação

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Atualizado às 08:23

O MDA - Movimento de Defesa da Advocacia enviou novo ofício ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reiterando o pedido de participação de conselheiros representantes dos contribuintes no Grupo de Trabalho instituído pela portaria 176/15, que tem como objetivo propor alterações no Regimento Interno do CARF.

Pela atual composição, apenas representantes da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional fazem parte do Grupo. Não consta, da forma como editada a portaria, nenhum representante da advocacia ou das confederações.

Assinado pelo presidente da entidade, Marcelo Knopfelmacher, e pelo presidente do Conselho do MDA, Adriano Salles Vanni, destaca-se no documento que, ainda que se tenha a notícia de que será aberta consulta pública para a apresentação de propostas pela sociedade civil, nada impede possíveis questionamentos judiciais por conta de a portaria não franquear a participação formal dos representantes dos contribuintes.

"É justamente com a perspectiva de preservação dos atos e modificações futuras que vierem a ser levadas a efeito no Regimento Interno do CARF que o MDA reforça a V.Exa., em colaboração com esse Ministério da Fazenda, a necessidade de alteração dessa Portaria nº 176, de 7 de abril de 2015."

Segundo Knopfelmacher, a questão não é apenas um formalismo jurídico: "É sim uma medida de altíssimo simbolismo e significado, que visa afastar qualquer pretensão de preterição da participação de 50% dos Julgadores que, com seu tempo, sua energia, seu comprometimento, sua competência e capacidade dignificam e engrandecem o CARF e todos os demais Tribunais Administrativos brasileiros."

________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas