MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Inadimplência das empresas sobe 7,9% no primeiro trimestre de 2015
Inadimplência

Inadimplência das empresas sobe 7,9% no primeiro trimestre de 2015

Na tendência de longo prazo, a inadimplência das empresas cresceu 5,7%, segundo indicador da Boa Vista Serviços S/A.

Da Redação

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Atualizado em 23 de abril de 2015 12:29

A inadimplência das empresas aumentou 7,9%, em todo o país, no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com dados da Boa Vista Serviços S/A. Para a composição do indicador, que será trimestral, foram levados em conta os itens cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos vencidos e não pagos, que compõem a base de dados da Boa Vista.

Avaliando a tendência de longo prazo dos valores acumulados nos últimos 4 trimestres (2º trim/14 até 1º trim/15 contra os 4 trimestres antecedentes), a inadimplência cresce de forma mais amena, com elevação de 5,7%. Já na avaliação do 1º trim/15, contra o 4º trim/14, o aumento é de 3,1%, expurgados os efeitos sazonais.

Após dois anos de relativa estabilidade, a inadimplência das empresas enfrenta um novo período de aceleração, principalmente pelo cenário de forte incerteza econômica com retração industrial, perspectiva de estabilidade do comércio, forte desaceleração do crédito, níveis altos de inflação, entre outros fatores.

Assim, apesar da tendência de longo prazo ainda não apresentar variações significativas como em outros períodos, a Boa Vista considera o número como mais um alerta para o empresário, tendo em vista a conjuntura macroeconômica. A expectativa da empresa é de que, ao longo de 2015, o fluxo de empresas inadimplentes continue com tendência de alta e encerre o ano acima do patamar observado em 2014.

______________

Boa Vista Servicos S/A