MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano de saúde pode reajustar mensalidade em razão da idade
STJ

Plano de saúde pode reajustar mensalidade em razão da idade

Decisão é da 3ª turma do STJ.

Da Redação

terça-feira, 28 de abril de 2015

Atualizado às 07:27

A 3ª turma do STJ deu provimento a recurso especial da Amil Assistência Médica Internacional S/A para reformar decisão que havia considerado abusivo o reajuste de mensalidades de planos de saúde em razão da idade.

A discussão teve origem em ACP do MP alegando abuso nos reajustes. A ação foi julgada procedente em 1ª instância, e a sentença foi confirmada pelo TJ/SP.

No STJ, a relatora, ministra Nancy Andrighi, votou pela manutenção do acórdão estadual, mas ficou vencida, com o colegiado seguindo o voto do ministro João Otávio de Noronha.

Noronha afirmou que no caso dos reajustes de planos de saúde não se está onerando uma pessoa pelo simples fato de ser idosa, e sim por demandar mais do serviço ofertado.

"Nos contratos de plano de saúde, os valores cobrados a título de mensalidade devem guardar proporção com o aumento da demanda dos serviços prestados. Os planos de saúde são cobrados conforme a demanda dos usuários e ajustados de forma que aquele que mais se utiliza do plano arque com os custos disso. Isso se faz por previsões. Daí o critério de faixa etária." (grifos nossos)

O ministro chamou a atenção, entretanto, para os critérios de verificação da razoabilidade desses aumentos e para a necessidade de se coibirem reajustes abusivos e discriminatórios, no caso de empresas que se aproveitam da idade do segurado para ampliar lucros ou mesmo dificultar a permanência do idoso no plano.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas