MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Seção de Direito Privado do STJ aprova cinco novas súmulas
2ª seção

Seção de Direito Privado do STJ aprova cinco novas súmulas

Luis Felipe Salomão, presidente do colegiado, elogiou produtividade da Comissão de Jurisprudência.

Da Redação

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Atualizado às 08:58

A 2ª seção do STJ, em sessão realizada nesta quarta-feira, 11, aprovou cinco novas súmulas.

São elas:

Projeto 1.007 - As administradoras de consórcio têm liberdade para estabelecer a respectiva taxa de administração ainda que fixada em percentual superior a 10%.

Projeto 1.015 - É permitida a capitalização de juros com periodicidade inferior a anual em contratos celebrados com instituições integrantes do sistema financeiro nacional a partir de 31 de março de 2000 (MP 1.963-17/00 reeditada como MP 2.170-36/01) desde que expressamente pactuada.

Projeto 1.073 - A previsão no contrato bancário de taxa de juros anual superior ao duodécuplo da mensal é suficiente para permitir a cobrança da taxa efetiva anual contratada.

Projeto 987 - Em ação de reparação de danos a seguradora denunciada, se aceitar a denunciação ou contestar o pedido do autor, pode ser condenada, direta e solidariamente junto com o segurado, ao pagamento da indenização devida à vítima, nos limites contratados da apólice.

Projeto 1.029 - Na ação de cobrança do seguro DPVAT, constitui faculdade do autor escolher entre os foros de seu domicílio, do local do acidente ou ainda do domicílio do réu.

O ministro Luis Felipe Salomão, presidente do colegiado, rendeu cumprimentos à Comissão de Jurisprudência pela produtividade apresentada: "As súmulas e os recursos repetitivos trazem grande alento de racionalidade para o trabalho das demandas de massa. Depois de longo tempo sem edição de súmula agora ganhamos nova dinâmica."