MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Direito São Bernardo amplia programa de bolsas de estudo

Direito São Bernardo amplia programa de bolsas de estudo

Serão oferecidas 268 bolsas por hipossuficiência socioeconômica.

Da Redação

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Atualizado às 08:05

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo vai ampliar a oferta de bolsas de estudo por meio do Programa Faculdade Mais Igual - PROMAIS. Serão 268 bolsas concedidas a alunos com hipossuficiência socioeconômica, já a partir deste ano. O período de inscrições ao PROMAIS teve início em junho. O cronograma completo e demais informações serão divulgados no site da Instituição.

A iniciativa surgiu de discussões entre a Administração da Faculdade e representantes do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto). A elaboração da nova Resolução de Bolsa de Estudos da FDSBC observou a distribuição de alunos por faixas de renda familiar "per capita" bruta. Foram analisadas 1530 respostas dos alunos que participaram da pesquisa de perfil socioeconômico, realizada em dezembro de 2014. Foi aprovado também o Programa de Bolsa Restituível, proposta que tem amparo legal na Lei Municipal nº 6.155/11. As condições serão definidas no decorrer de 2015, para implantação a partir de 2016.

Sobre as conquistas, o diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, destacou: "É um exemplo de como o diálogo entre a Administração e os discentes pode gerar benefícios à nossa comunidade acadêmica, sobretudo aos estudantes". As novas bolsas representam uma expansão de 70,5% no número total de beneficiários, com os mesmos recursos orçamentários próprios constantes do orçamento da Faculdade de 2015 para custeio do Programa de Bolsa de Estudo anterior.

Com a aprovação dos Programas discutidos, somados aos demais, a Faculdade poderá atender, em 2015, 375 alunos, nas modalidades Bolsa Mérito (36), Bolsa Estágio (46), Bolsa por hipossuficiência socioeconômica (278) e Programa Santander Universidades (15), mediante convênio com o Banco Santander S/A, enquanto com as regras anteriores o número máximo de beneficiários era 260 alunos.

Para 2016, a previsão é de expansão de mais 10 beneficiários, com a implantação do Programa de Bolsa Restituível, atingindo até 2020, o total de 425 alunos contemplados nos diversos programas oferecidos pela Faculdade, visando assegurar condições igualitárias de acesso e permanência de alunos na Instituição, tudo de maneira sustentável do ponto de vista financeiro e orçamentário.

O PROMAIS também foi estruturado prevendo, desde já, a possibilidade de acolhimento do sistema de cotas na Direito São Bernardo, o que não influenciará a fórmula de cálculo para classificação de alunos, se não aprovado tal sistema, evitando-se, assim, a necessidade de nova reformulação das regras do programa. O assunto será tema de análise e a inclusão deverá ser objeto de discussão em reunião da Congregação da Faculdade.

___________

Faculdade de Direito de Sao Bernardo do Campo