MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alerj aprova lei que pune estabelecimento que discriminar pessoas pela orientação sexual

Alerj aprova lei que pune estabelecimento que discriminar pessoas pela orientação sexual

Texto segue para sanção do governador Luiz Fernando Pezão.

Da Redação

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Atualizado às 08:42

Estabelecimentos públicos e privados do Estado do RJ que discriminarem cidadãos em função de sua orientação sexual poderão sofrer punições - é o que determina o PL 2.054/13, do Executivo, que Alerj aprovou nesta quinta-feira, 25. O projeto segue agora para o governador Luiz Fernando Pezão, que tem 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

De acordo com o projeto, a penalidade aos estabelecimentos será gradual, começando com advertência, depois multa, suspensão da inscrição estadual por 60 dias e, por fim, cassação da inscrição. Além disso, o texto prevê que o agente público que praticar os atos descritos, no exercício da função, passará por processo administrativo.

A proposta foi apresentada em 2013 e recebeu 117 emendas. Por determinação do presidente Jorge Picciani, o assunto foi rediscutido, e um projeto de substitutivo foi acordado. Pelo projeto serão punidos, por exemplo, estabelecimentos que impeçam o acesso, neguem ou dificultem o atendimento ou que incitem violência motivados pela orientação sexual.

Autor de uma lei sobre o tema declarada inconstitucional em 2012, o deputado Carlos Minc comemorou a aprovação. Segundo o deputado, a lei aprovada agora tem pontos melhores que a original, com mais destaque para o que se entende por discriminação.

Foram excluidas da lei as instituições religiosas devido à liberdade de crença estabelecida pela CF.