MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado aprova aposentadoria compulsória aos 75 anos para servidores públicos
PEC dos 75

Senado aprova aposentadoria compulsória aos 75 anos para servidores públicos

Texto segue agora para análise da Câmara.

Da Redação

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Atualizado às 08:31

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 1º, proposta que estabelece a aposentadoria compulsória dos servidores públicos em 75 anos. A mudança atinge todos os servidores públicos da União, dos Estados, do DF e dos municípios. O texto segue agora para análise da Câmara.

O PLS 274/15 foi apresentado pelo senador José Serra para regulamentar a EC 88/15, promulgada no início de maio. A emenda determina que ministros do STF, dos tribunais superiores e do TCU se aposentarão compulsoriamente aos 75 anos de idade. Com o projeto aprovado pelo Senado, o novo limite para aposentadoria compulsória fica automaticamente estendido aos demais servidores públicos.

Para o senador, a extensão da aposentadoria compulsória para os 75 anos de idade é vantajosa tanto para os servidores como para a administração pública.

"Este é um projeto que representa um jogo de soma positiva. É uma medida vantajosa seja para quem se aposenta, seja para o governo, do ponto de vista financeiro. O governo vai economizar mais de R$ 1 bilhão por ano, com o aumento do tempo de serviço. Por outro lado, permite que muitos funcionários públicos que ainda não cumpriram o tempo de serviço possam se aposentar plenamente."

Com o projeto foi aprovada também emenda incluindo os integrantes da Defensoria Pública, uma vez que hoje é carreira independente do corpo de servidores público.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas