MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resolução disciplina comprovação de necessidade para obter assistência jurídica no DF
Justiça gratuita

Resolução disciplina comprovação de necessidade para obter assistência jurídica no DF

Interessado deverá apresentar declaração de hipossuficiência ou vulnerabilidade.

Da Redação

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Atualizado às 17:21

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal editou portaria resolução (140/15) que disciplina a forma de comprovação da necessidade, para fins de assistência jurídica integral e gratuita, e estabelece critérios para sua aferição.

Para obter assistência jurídica gratuita, o interessado deverá apresentar declaração de hipossuficiência ou vulnerabilidade, contendo informações socioeconômicas, em formulário próprio, e apreciado pelo Defensor Público competente. A fim de comprovar a declaração, poderão ser solicitados documentos.

Pela norma, será considerado hipossuficiente aquele que não possuir condições financeiras para contratar advogado particular, não podendo, portanto: ter renda familiar superior a cinco salários mínimos; possuir recursos financeiros em aplicações ou investimentos em valor superior a 20 salários mínimos; ser proprietário de mais de um imóvel.

A presunção de hipossuficiência poderá ser afastada nos casos em que for comprovada a incapacidade excepcional da pessoa de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem o sacrifício de sua subsistência ou de sua família. Nesses casos, deverá ser considerada a causa, número de dependentes, sinais exteriores de riqueza, bem como as dívidas existentes. As mesmas regras serão aplicadas a pessoas jurídicas.

Tais parâmetros não serão utilizados em casos que houver lesão a interesses individuais ou coletivos de criança, adolescente, idoso, pessoa com deficiência, da mulher vítima de violência, ou de outros grupos sociais vulneráveis; e quando a a tutela jurisdicional deva ser prestada de imediato, sob pena de gerar risco à vida ou à saúde do assistido.

Confira a resolução.