MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TAM deve indenizar por negar embarque em razão do excesso de peso na aeronave
CDC

TAM deve indenizar por negar embarque em razão do excesso de peso na aeronave

Passageira vai receber R$ 5 mil por dano moral.

Da Redação

sábado, 4 de julho de 2015

Atualizado em 3 de julho de 2015 14:46

A juíza de Direito Erica Magri Milani, da 6ª vara cível de Aracaju/SE, condenou a TAM a pagar indenização por danos morais a uma passageira que teve o seu embarque negado em razão do excesso de peso na aeronave.

A magistrada aplicou o CDC ao caso, por se tratar de típico contrato de prestação de serviço, sustentando que o transportador aéreo responde de forma objetiva pelos danos decorrentes da prestação defeituosa do serviço.

A autora precisou procurar em outras companhias aéreas um voo com horário melhor do que aquele oferecido pela TAM e embarcou aproximadamente 13 horas após o programado e perdeu a comemoração do aniversário de sua amiga em Belo Horizonte, o que a julgadora considerou como evidente dano moral.

Assim, "ante a evidência de que um defeito mecânico ou mesmo o excesso de peso na aeronave não deve ser tolerado pelos passageiros, tampouco caracterizadas como uma excludente de responsabilidade civil pela parte ré".

Dessa forma, a juíza arbitrou o valor indenizatório de R$ 5 mil. A causa foi patrocinada pelo advogado Ismar Leal Machado.

  • Processo: 201413600455

Patrocínio

Patrocínio Migalhas