MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Por um Sindicalismo Associativo"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Por um Sindicalismo Associativo"

O autor, ao longo do livro, indica o itinerário da reinvenção do sindicalismo.

Da Redação

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Atualizado em 6 de julho de 2015 11:29

A obra "Por um Sindicalismo Associativo" (LTr - 376p.), de Marcus de Oliveira Kaufmann, traz análises do sindicalismo associativo em função da solidariedade sindical internacional e da democracia nos locais de trabalho.

Dentre os temas que afloram o estudo em prol do sindicalismo associativo, está presente a atuação das empresas multinacionais, a resposta do sindicalismo internacional, as formas mediante as quais os trabalhadores podem se organizar para participar do governo da empresa.

O impacto da globalização nas relações coletivas é abordado tornando-se a cobrança pela reinvenção do sindicato, pela revisão de suas estratégia e de sua missão como agente social de transformação e de consolidação da democracia. O desafio do sindicato é maior, pois alinha-se em escala global, em contraponto aos desafios apresentados pelas empresas multinacionais.

O autor, ao longo do livro, indica o itinerário da reinvenção do sindicalismo, depois do diagnóstico do sistema presente, as fraquezas e desafios, enfrentando-o com seriedade e de acordo com as melhores técnicas da pesquisa científica.

Foram fixadas fronteiras entre o antigo sindicalismo, que preferiu se acomodar de acordo com uma estratégia de ocupação da estrutura, e o novo sindicalismo, que se prepara para cumprir sua elevada missão, confiada pela Constituição, e, assim, consolidar a democracia.

Sobre o autor :

Marcus de Oliveira Kaufmann é doutor e mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UnB. Professor em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Integrante da Associação dos Advogados Trabalhistas do DF. Secretário executivo e membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Júnior. Advogado.
__________

Ganhador :

Angelo Fernando Vaz Rosa, de SP