MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasilit indenizará ex-empregado vítima de câncer por exposição ao amianto
JT

Brasilit indenizará ex-empregado vítima de câncer por exposição ao amianto

Pedido de prescrição da empresa foi rejeitado e declarou-se nulo acordo firmado.

Da Redação

terça-feira, 14 de julho de 2015

Atualizado às 07:25

A Brasilit foi condenada a indenizar em R$ 300 mil um ex-funcionário vítima de câncer devido à exposição ao amianto. A decisão é da juíza do Trabalho Sofia Lima Dutra, da vara de Capivari/SP, que rejeitou pedido de prescrição formulado pela empresa e declarou nulo o acordo que havia sido firmado.

Na decisão, a magistrada consignou que é público e notório que o trabalhador exposto a amianto tem grande probabilidade de desenvolver câncer, "inclusive a OMS, desde 1987, alerta para este risco".

"O cabimento à indenização por dano moral advindo de acidente de trabalho encontra respaldo no art. 5º, V e X, da CF, considerado que os danos dele decorrentes podem perfeitamente repercutir no equilíbrio psicológico, no bem-estar ou na qualidade de vida da vítima e/ou de sua família."

Tendo em vista a configuração do dano e da presença dos requisitos caracterizadores do dever de indenizar, além da conduta ilícita e o dano sofrido estarem ligados, segundo a magistrada, pelo nexo de causalidade, julgou-se procedente o pleito.

"Merece destaque que o autor relatou a falta de ar quando pratica pequenos esforços físicos, em que pese faça uso de medicação para falta de ar, tendo, inclusive, se submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia."

A magistrada também determinou que a Brasilit deverá manter assistência médica hospitalar por tempo indeterminado e arcar com todos os gastos provenientes da doença do autor.

O escritório Alino & Roberto e Advogados atuou na causa em favor do ex-empregado.

  • Processo: 0011668-18.2014.5.15.0039

Confira a decisão.

______________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas