MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Amatra defende compromisso da JT com legislação em caso de participação de crianças em trabalhos artísticos
Proibido para menores

Amatra defende compromisso da JT com legislação em caso de participação de crianças em trabalhos artísticos

Entidade reforçou "posição contrária a qualquer violação ao direito fundamental de desenvolvimento hígido das crianças e adolescentes".

Da Redação

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Atualizado às 09:27

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª região (Amatra-2) divulgou nota diante da repercussão de decisões proferidas pelo juízo auxiliar da Infância e Juventude do TRT da 2ª região, que vetou a participação de crianças em trabalhos artísticos.

Na nota, a Amatra-2 reforçou "posição contrária a qualquer violação ao direito fundamental de desenvolvimento hígido das crianças e adolescentes". Defendeu ainda o comprometimento da magistratura do Trabalho com a legislação em vigor e independência das decisões judiciais.

Em maio deste ano, o juiz do Trabalho Flavio Bretas Soares indeferiu autorização de trabalho de dois atores, de 10 e 13 anos, na peça teatral "Memórias de um Gigolô", dirigida por Miguel Falabella. O magistrado considerou a peça inapropriada para os menores

Já na última quarta-feira, 15, o programa infantil "Bom Dia & Cia", do SBT, não pode ser apresentado pelos seus apresentadores-mirins. Decisão apontou necessidade de "adequação de horário" de trabalho das crianças.

___________

Em razão de notícias recentemente divulgadas por alguns veículos da imprensa, referentes às decisões proferidas pelo Juízo Auxiliar da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), especificamente no que tange à participação de menores de 16 anos em trabalhos artísticos, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região, AMATRA-2, vem a público afirmar:

Uma das formas mais perversas de violação de direitos humanos é o trabalho infantil.

Com intuito de proteção a um dos bens mais preciosos de nossa nação - A Infância e a Juventude - o ordenamento jurídico pátrio prevê um arcabouço protetivo à integridade física, moral, emocional da criança e do adolescente.

Os princípios absolutos de tal salvaguarda podem ser extraídos do artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preciso ao dispor sobre " O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais".

O inciso XXXIII, do artigo 7º. da Constituição Federal declara a "proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos"

O artigo 149, II, "a" do citado ECA prevê a possibilidade de permissão ao trabalho, não subordinado, de cunho artístico, cultural e intelectual, ao menor entre 16 e 14 anos não aprendiz e do menor de 14 anos. No mesmo sentido, o teor da Convenção n. 138 da OIT, inserida em nosso ordenamento pelo Decreto nº 4.134/2002.

O TRT 2ª Região instituiu, através do Ato GP nº. 19/2013, o Juízo Auxiliar da Infância e Juventude para análise, em âmbito do regional, de pedidos dessa natureza.

A AMATRA-2 reafirma o profundo comprometimento da Magistratura do Trabalho com a legislação em vigor e com o princípio da livre convicção fundamentada.

Ao Magistrado é assegurado constitucionalmente o exercício pleno e livre da atividade jurisdicional, sendo esta destituída de pressões embasadas em interesses externos.

Ressalta, ainda, que a Constituição Federal assegura o direito de recurso às decisões judiciais para o cidadão diante de seu inconformismo.

No mais, reafirmamos nossa posição contrária a qualquer violação ao direito fundamental de desenvolvimento hígido das crianças e adolescentes, proteção esta que não se confunde com censura ou controle de qualquer natureza, sempre com a finalidade de evitar quaisquer eventuais danos à sua formação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas