A coleção Direito e Processo traz a obra "Juiz Participativo – Meio Democrático de Condução do Processo" (Saraiva – 189p.), de Gustavo Gonçalves Gomes, do escritório Siqueira Castro Advogados, com o objetivo de avaliar a atuação participativa dos magistrados frente às reais necessidades dos jurisdicionados.

Na obra, são analisadas as categorias de Estado Democrático de Direito e de Processo, bem como o comportamento dos magistrados do sistema processual pátrio, vislumbrando os fatores que contribuem para a construção de um modelo de processo participativo.

O conceito de atuação jurisdicional participativa adotado na obra é o desenvolvimento de uma conduta proativa, pautada em iniciativas que visam à outorga justa e adequada da prestação jurisdicional.

Nesse cenário, o autor defende o desenvolvimento de um novo processo civil brasileiro, sem linguagem rebuscada e com elementos adicionais que possam agregar, de forma positiva, ao desempenho da função.

Sobre o autor :

Gustavo Gonçalves Gomes é mestre e doutorando em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Membro do Instituto Brasileiro De Direito Processual – IBDP. Advogado do escritório Siqueira Castro Advogados.


__________

Ganhadora :

Pamela Gabriela França Costa, advogada em Sete Lagoas/MG


___________

EDITORA ERICA LTDA

-