MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado não pode ser impedido de atuar em processo por representação policial
Prerrogativas

Advogado não pode ser impedido de atuar em processo por representação policial

Desembargadora Rosaura Marques Borba considerou "excessiva" e "desproporcional" medida cautelar de suspender atuação.

Da Redação

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Atualizado às 08:23

A desembargadora Rosaura Marques Borba, da 2ª câmara Criminal do TJ/RS, deferiu liminar para sustar determinação do juiz de Direito da 1ª vara Criminal de Gravataí que impedia advogado de atuar em processo.

O causídico é advogado de família tida como núcleo de liderança de uma organização criminosa voltada principalmente ao tráfico de drogas. A Polícia Civil deflagrou, na cidade de Gravataí, a operação Clivium e, após a realização de escutas telefônicas, postulou a suspensão do exercício da advocacia, pois supostamente logrou transferir um dos membros da família para Porto Alegre, informando endereço falso ao juízo da execução criminal.

O MP apresentou manifestação contrária a medida cautelar, que determinou o "impedimento" do impetrante, inclusive para atuar nos casos em que os investigados (seus clientes) figuram como parte.

Analisando o caso, Rosaura Marques Borba considerou "excessiva" e "desproporcional" a medida cautelar deferida pelo juízo de 1º grau.

"O impetrante é advogado, e como tal, possui prerrogativas constitucionais. Evidente que a prática de crimes por advogado é conduta gravíssima e atenta contra a segurança pública. Entretanto, no caso presente, o impetrante é suspeito de ter cometido fraude em processo de execução criminal, fornecendo endereço falso. Logo, incabível a penalização antecipada por juízo, em tese, incompetente, uma vez que dita fraude deverá ser apurada segundo as normas de competência."

  • Processo: 70065678245