A obra "Adjudicação na Execução por Quantia Certa" (Juruá – 221p.), de Ricardo Oliveira Pessôa de Souza, oferece contribuição científica no sentido de demonstrar como agilizar a finalização de execuções, sobretudo pela fazenda pública.

Na obra, o autor procurou com forte apego à moderna visão do procedimento como meio de realização da justiça, escrevendo as origens da adjudicação, passando pelo Direito estrangeiro e pela evolução do instituto no Direito brasileiro.

Na sequência, são feitas análises da adjudicação no ordenamento processual vigente, cuidando de todas as suas particularidades específicas. São revelados também, conhecimentos específicos de todo o sistema recursal que permeia as diversas fases do processo de execução, dando ênfase às soluções pragmáticas, atento aos mais variados objetos.

A obra procura dar relevo ao importante papel de contribuir para a satisfação integral da recomposição do Direito violado, eliminando a morosidade da justiça e a insatisfação com o resultado de frustrada execução.

Sobre o autor :

Ricardo Oliveira Pessôa de Souza é mestre em Direito Processual Civil e especialista em Direito Tributário pela PUCCAMP. Pós-graduado em Administração Pública pela FGV. Bacharel em Direito pela UERJ.
__________

Ganhador :

Humberto Leonardo Horn, de Campo Grande/MS