MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Filial da Globo pode divulgar matéria sobre atuação de PMs como seguranças em condomínio
Liberdade de imprensa

Filial da Globo pode divulgar matéria sobre atuação de PMs como seguranças em condomínio

A pedido de policial, reportagem havia sido retirada do site da emissora.

Da Redação

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Atualizado às 09:04

O ministro Celso de Mello concedeu liminar para suspender, com eficácia ex tunc, decisão que determinou que a EPTV, filial da rede Globo, retirasse de seu site matéria jornalística envolvendo PMs.

Em outubro do ano passado, a reportagem revelou que policiais militares estariam atuando para uma síndica como seguranças particulares em um condomínio residencial de Ribeirão Preto/SP.

Um dos policiais supostamente envolvido pediu a retirada da matéria, questionando a utilização do seu nome e imagem. O juízo de Direito da 2ª vara Cível de Ribeirão Preto concedeu a liminar, determinando a remoção da reportagem, sob pena de multa diária.

Então, a emissora ajuizou reclamação, alegando descumprimento à decisão do STF no julgamento da ADPF 130.

O ministro acolheu o argumento da EPTV, pois verificou que a decisão de 1ª instância configura censura em "clara transgressão ao comando emergente da decisão que esta Corte Suprema proferiu".

"Não podemos - nem devemos - retroceder nesse processo de conquista e de reafirmação das liberdades democráticas. Não se trata de preocupação retórica, pois o peso da censura - ninguém o ignora - é algo insuportável e absolutamente intolerável..."

O escritório Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados representa a emissora no caso.

Confira a decisão.