MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito Internacional no Tempo Clássico"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito Internacional no Tempo Clássico"

São analisadas as contribuições de Pufendorf, de Samuel Rachel, de Bynkershoek, de Wolff e de Burlamaqui.

Da Redação

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Atualizado em 21 de setembro de 2015 12:15

A obra "Direito Internacional no Tempo Clássico" (Atlas - 759p.), de Paulo Borba Casella, apresenta algumas características do Direito Internacional no tempo "clássico", como exprime o tratado de Madri, de 1750.

O Direito internacional no tempo clássico se situa na segunda metade do século XVII e primeira metade do século XVIII, aqui examinado entre o final da "guerra dos trinta anos", com a paz de Vestfália, em 1648, e a profunda reformulação do sistema internacional, que marca a passagem do direito internacional "moderno" - de SUAREZ a GRÓCIO - até o direito internacional "clássico" - na linha de PUFENDORF a WOLFF e BURLAMAQUI - marcado pela "guerra dos sete anos" (1756-1763). Contribuições de autores e obras importantes marcam esse período: da morte de ZOUCH, em 1660, até a publicação da obra principal de WOLFF (1749).

Nesse tempo, fixaram-se elementos importantes do direito internacional - daí ser este dito "clássico" -, mas também, paradoxalmente, avançaram as forças contrárias ao direito internacional: fortalecem-se os estados nacionais, adotados como padrão de ação internacional da era moderna, e esses estados fazem alianças, como também fazem guerras e, depois destas, fazem acordos de paz. Ao mesmo tempo, os estados, mais e mais absolutistas, passam a afirmar, frequentemente, a primazia dos interesses nacionais, a relatividade dos acordos externos, e a impor as concepções "nacionais", a tal ponto que alguns chegam a questionar se poderia existir e quanta efetividade teria alguma concepção institucional internacional.

Para situar o contexto do tempo, são examinados, além do prefácio, "o que é, e como é o 'clássico'?", as etapas da construção de sistemas coesos, de Vestfália (1648) até o início da guerra dos sete anos (1756), a literatura sobre o equilíbrio da Europa, o padrão clássico na cultura e o que são os "sistemas internacionais coesos".

Sobre o autor :

Paulo Borba Casella é doutor em Direito Internacional na USP (1986). Pós-doutorado em Direito Internacional na Univ. de Paris X Nanterre (1986-87). Livre-docente em Direito Internacional na USP (1993), onde conquistou a cátedra de Direito Internacional (2007), bem como lecionou em diversas Universidades, no Brasil e no exterior.

__________

Ganhador :

Lafaete de Almeida, de Apucarana/PR

__________

EDITORA ATLAS SA