MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL que reverte mudança do novo CPC sobre admissibilidade de recursos vai ao Senado
Recursos

PL que reverte mudança do novo CPC sobre admissibilidade de recursos vai ao Senado

Câmara concluiu votação dos destaques nesta quarta-feira.

Da Redação

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Atualizado às 08:25

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira, 21, a votação do PL 2.384/15, que reverte mudanças do novo CPC quanto à tramitação de recursos do STF e do STJ. O texto-base do projeto foi aprovado na noite de terça-feira, mas faltava a votação dos destaques. A proposta agora segue para o Senado.

O novo CPC extinguiu a análise de admissibilidade dos recursos pelos TJs e TRFs, antes de serem remetidos ao STF e STJ. Pelo novo código, essa decisão caberia aos ministros das Cortes Superiores.

A proposta retoma a regra atual para a tramitação dos recursos extraordinários e especiais. Se o recurso for aceito, será enviado ao STF ou ao STJ. Se for negado, a parte poderá recorrer da negativa por meio de agravo.

Além disso, com a regra geral do novo CPC de que os processos serão julgados na ordem cronológica em que foram protocolados. Pelo texto aprovado, a ordem cronológica passará a ser aplicada preferencialmente, sem obrigação ao magistrado.

O PL também revoga outros pontos do novo código: o julgamento virtual de alguns tipos de processo e critérios para admissão de recursos especiais e extraordinários pelo STJ e pelo STF.

Jurisprudência

Ontem, os deputados aprovaram emenda que estabelece os casos em que a parte pode entrar com ação rescisória. Conforme aprovado, a ação rescisória poderá ser utilizada para questionar a aplicação de jurisprudência: súmulas, acórdãos, precedentes em julgamento de repercussão geral e recursos repetitivos. A parte poderá entrar com ação rescisória, que será julgada pelo TJ ou TRF, mas não caberá mais reclamação.

O texto foi fruto de acordo para compensar a extinção, pelo projeto aprovado, de um recurso criado pelo novo CPC: a possibilidade da parte acionar o STF e o STJ por meio de reclamação para discutir se, no seu caso, houve emprego correto das decisões tomadas em repercussão geral ou julgamento de recursos repetitivos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas