MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Notícia de site de tribunal não comprova suspensão de expediente
Tempestividade

Notícia de site de tribunal não comprova suspensão de expediente

Para 5ª turma do STJ, comprovação deve ser feita mediante a apresentação de documento idôneo, dotado de fé pública ou certidão lavrada pela Corte local.

Da Redação

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Atualizado às 08:17

A cópia de um informativo divulgado no site do TJ/SP não foi considerada suficiente pela 5ª turma do STJ para comprovar a suspensão do expediente e, portanto, a tempestividade do recurso. Seguindo o voto do relator, ministro Ribeiro Dantas, foi mantida a decisão individual que havia considerado o recurso apresentado fora de prazo.

No caso, o prazo final seria no dia 11/6/10. A parte que recorreu ao STJ alegou que o prazo foi suspenso em razão da invasão do prédio do tribunal por servidores grevistas. Para comprovar, anexou aos autos a cópia do informativo divulgado no próprio site do TJ/SP, de autoria da assessoria de comunicação do órgão.

"Entretanto, a cópia da notícia divulgada e extraída do sítio eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo não é meio apropriado para fins de comprovação de tempestividade recursal, que deve ser feito mediante a apresentação de documento idôneo, dotado de fé pública ou certidão lavrada pela Corte de origem."

O ministro relator destacou precedente da 2ª turma no mesmo sentido (AREsp 555.783). A 3ª turma também já julgou dessa forma (AREsp 193.862), como lembrou o ministro Reynaldo Soares da Fonseca durante o julgamento.

Confira a decisão.